A dupla colagem é uma norma de assentamento NBR 13753:1996 e 13754:1996 que estipulam que placas cerâmicas com área igual ou superior a 900 cm, devem ser assentadas pelo método dupla colagem e utilizando-se desempenadeira dentada de 8 mm x 8 mm x 8 mm.
Uma placa de 900cm é igual a um piso de 30x30cm.
O método de assentamento de revestimentos mais praticado é a simples colagem, que consiste em aplicar a argamassa colante apenas no piso (ou na parede).
Porém, em algumas aplicações, para garantir a aderência devemos utilizar a técnica de dupla colagem que consiste em aplicar argamassa colante na base (piso e parede) e no verso da placa cerâmica.
Para se obter a maior extensão de aderência possível, devemos escolher a melhor combinação de desempenadeira dentada (tipo e tamanho) e de técnica de colagem simples ou dupla colagem.
A baixa extensão de aderência conseguida com uso da técnica da simples colagem fica, normalmente, evidenciada pela presença de “bolhas” de ar.
Já para a placa assentada com a técnica da dupla colagem, a aderência é quase plena da argamassa ao verso da placa.
Apesar da norma estipular a aplicação da técnica de dupla colagem em pisos acima de 30x30cm, na pratica não é comum o uso deste recurso em placas inferiores a 80x80cm.
Placas de 30x30cm não apresentam tamanha convergência a ponto do uso desta técnica.
Também devido ao método de fabricação do porcelanato ser diferente ao da cerâmica,vemos a ocorrência desta diferença em placas de porcelanato somente acima de placas 60x60cm.
Assim cabe ao proprietário do imóvel e ao profissional assentador avaliar a necessidade do uso da técnica.
Porcelanato de alta qualidade de grandes formatos é com a:
E para um perfeito assentamento use:
0 comentários:
Postar um comentário